– root@injetionsec:~#

# 03 Telecom – Comunicação Móvel

16.06.2015 (7:08 pm) – Filed under: Telecomunicação ::

Uma rede GSM envolve 9 componentes principais:

– Estação Celular (MS),
– Módulo de identidade do assinante (SIM),
– Sub-Estação de base de dados (BSS)
– Estação de controle de Base de Dados (BSC),
– Taxa de transcodificação e unidade de adaptação (TRAU),
– Centro móvel de comutação de Serviços (MSC),
– Registo de localização (HLR)
– Registro de localização do visitante (VLR)
– Identidade de registro do equipamento (EIR).
Juntos, todos esses componentes constituem um Public Land Mobile Network (PLMN), vejamos abaixo a explicação de cada componente:

– Estação Celular (MS): é realizado pelo assinante, constituída por um equipamento móvel(ME)  e o módulo de identidade do assinante (SIM), o cartão SIM permite que o assinante receba chamadas e faça chamadas no equipamento móvel, o SIM  é onde fica os dados que o  assinante tem como o número pessoal de identidade (PIN).

io0jgrpgjd

– Identidade internacional do assinante móvel (IMSI): Este número identifica exclusivamente um assinante, é necessário para acessar os serviços GSM. IMSI é usado pela rede para fins de identificação universal

–  Os algoritmos criptográficos A3 e A8:  fornecem funções de segurança para autenticação do usuário móvel através do seu cartão SIM e gera as chaves de sessão para necessidades de confidencialidade, os dados temporários incluem são incluídos no Mobile Subscriber Identity (TMSI), que é um identificador atribuído ao assinante para um intervalo limitado de tempo.

– Cartão Titular de Verificação de informações (CHVI): são informações de autenticação do usuário para proteção contra o uso de cartões roubados.

– Sub-Estação de base de dados (BSS): controla as tarefas fornecendo a conectividade entre as redes e os móveis das estações através do rádio da interface, consiste de Base Transceiver Station (BTS) e da Base Station Controller (BSC).

– Centro móvel de comutação de Serviços (MSC): é o principal componente da tecnologia GSM para gestão de sistema, controle do numero de cada nó fornecendo um gerenciamento e tendo um função para cada terminal , incluindo registro, autenticação, localização e chamada de roteamento.

Operation and Support System (OMC): é ligado a todos os equipamentos em a comutação do sistema, oferece ao  cliente um apoio centralizado e manutenção das redes GSM

– Registo de localização (HLR): é um banco de dados que armazena e gerencia os móveis dos assinantes

– Registro de localização do visitante (VLR) :  é um banco de dados projetado para off-load onde contém informações do assinante.

– Centro de Autenticação (AuC):  contém uma base de dados que é usado para armazenar a identificação e autenticação de informações relacionadas á cada assinante,  é a parte mais  importante do HLR, os atributos desse banco de dados incluem IMSI, chave (K) , LAI, e EAS.

– Equipment Identity Register (EIR) : Uma vez que o que e feito a identidade do assinante e o dispositivo móvel equipamento são processados no sistema GSM sistema para operar em qualquer GSM ME com qualquer cartão SIM válido, isso se torna uma forma e atrai vários usuários mau intencionados, para proteger contra roubos, a Equipment Identity Register (EIR) foi introduzido no sistema  GSM, onde cada terminal tem um único identificador, chamado de  Internacional Móvel Station Equipment Identity (IMEI), que não pode ser alterado sem destruir o termina, o  IMEI contém uma série de números.