– root@injetionsec:~#

# 04 Telecom – Comunicação Móvel

17.06.2015 (6:44 pm) – Filed under: Telecomunicação ::

Gestão de Mobilidade

São funções de rastreamento de localização dos móveis inscritos, registrar a localização de informações, algumas características:

– Conexão Handoff : refere-se ao processo de transferência de uma chamada em curso ou sessão de dados de um canal ligado para um outro canal, um handoff pode ser realizado entre dois canais em a mesma célula, entre os canais em que  as células forem, ou entre células que são cobertas por diferentes.

– Gestão de Localização: é usado para localizar o celular do usuário nas chamadas de roteamento, os usuários móveis dentro de cada célula mantem essas informações, quando essas localizações são detectados as informação que foram armazenados são relatadas para o BSS, que envia -o para o VLR .

Arquitetura GSM

O protocolo GSM consiste em três camadas: física, dados  e de roteamento vejamos abaixo.

– Camada Física: Todas as técnicas e mecanismos usados ​​para tornar a comunicações possível sobre o móvel em um canal de rádio detém de procedimentos de confiabilidade entre um celular e sua estação base (camada física). Estes mecanismos consistem de modulação, codificação, cronometragem, poder de controle, e outros detalhes que controlam o estabelecimento e manutenção do canal. A tecnologia GSM usa TDMA e FDMA para permitir que os usuários acessem os recursos de rádio veja a figura.

wdpfdfopd

– Camada de Dados: é responsável por corretar e completar a transferência de informações entre os blocos da camada 3 (mensagem) das interfaces de rádio do  GSM, essa camada tem  as seguintes funções:Estabelecimento, supervisão, e da rescisão de um ou mais dados nos canais, reconhecimento de transmissão e recepção de informações numeradas por frames.

– Camada de mensagem: contém todas as funções necessárias para estabelecer e manter as conexões oferecidas pelo serviço GSM, também fornece funções de controle com apoio adicional a mensagens curtas; essa camada contém três sub-camadas segue:

 – Recurso de gerenciamento de Rádio (RR): é responsável pela gestão de  frequência dentro do espectro, incluem canal de atribuição, em nível de controle, tempo de alinhamento e entrega, lidando com os  procedimentos necessários para criar, manter, e liberar as conexões de  rádio.

– Gestão de Mobilidade (MM): lida com as tarefas de manipulação dos usuários dos móveis usuários que são não diretamente relacionados à função do radio, incluindo :

(A) Procedimento de  localização e atualização
(b) Identificação do móvel mais precisamente a autenticação do móvel;

– Gestão de conexões (CM) : é essencial para comutação de circuitos, controle de chamada do GSM

 

Referências :
https://en.wikipedia.org/wiki/Handover