– root@injetionsec:~#

Conexão de Internet no Brasil melhora, mas fica atrás de Iraque e Letônia

29.01.2014 (12:04 pm) – Filed under: Noticias ::

O Brasil melhorou a velociade média da conexão na Internet no país, que subiu de 2,4Mbps para 2,7Mbps no terceiro trimestre de 2013, de acordo com estudo da consultoria Akamai.Apesar dessa melhora, o país caiu quatro posições no ranking da pesquisa, indo do 80° lugar para o 84° em relação ao trimestre anterior e nove colocações em relação ao mesmo período de 2012, quando ocupava o 73° lugar.

Com isso, o Brasil fica atrás de países como Iraque, Cazaquistão, Turquia e até dos hermanos da Argentina e Chile, que tiveram velocidade média de 2,8Mbps e 3,3Mbps, respectivamente, no período. Líder, a Coreia do Sul tem média de 22,1Mbps, seguida de longe pelo Japão com 13,3Mbps e Hong Kong, com 12,5Mbps – a “dominação asiática” só é interrompida pela Holanda, no quarto lugar, com a mesma média de Hong Kong.

Podem ser apontados como alguns dos principais “vilões” dessa queda do Brasil no ranking a baixa velocidade das conexões móveis de Internet no país para smartphones e tablets, por exemplo, além do Programa Nacional de Banda Larga, que oferece conexões mais básicas aos usuários.

Estudo

Feito entre julho e setembro de 2013, o estudo da Akamai também aponta que a média de velocidade de conexão aumentou 10% no mundo, atingindo 3,6Mbps – 122 países tiveram crescimento no período – em relação ao trimestre anterior e de 29% em comparação com o mesmo período de 2012.Para realizar o levantamento, a Akamai analisa os acessos feitos a sua plataforma de conteúdo. Essa edição co ranking só levou em conta os locais com mais de 25 mil endereços únicos de IP, o que representou 140 países no total.

Fonte: idgnow