– root@injetionsec:~#

Dicas de prevenção contra roubo de celulares

01.02.2014 (10:44 am) – Filed under: Telefonia Móvel ::

Vamos la galera se ganhou aquele celular no final de ano como android,windows phone,smartphones e bom esta ligado em algumas dessas dicas veja:

No geral, a taxa anual de um seguro para smartphone varia de 10% a 15% do preço do aparelho, podendo ser ser dividida em até 12 vezes. Caso seja assaltado, o consumidor terá que desembolsar outra quantia de 10% a 20% do valor do celular para receber um novo. O serviço pode ser contratado junto a algumas operadoras, como a Vivo, Claro e Tim, ou diretamente nas seguradoras.

1o – Seu celular tem o IMEI que pode ser obtido pelo código *#06# ao ser gerado uns números na tela e bom guarda-los para motivos de roubo,pois caso haja o furto e só ligar para operadora que eles iram bloquear o mesmo.O rastreamento tendo apenas o IMEI até é possível, mas tem que se saber qual é a operadora! Sei que por ordem judicial isto acontece, mas é emitida uma para cada operadora; é um processo trabalhoso e tem que ser ter um motivo forte. 

Tem gente que fica ligando uns dias para o aparelho antes de bloquear o número e o IMEI, e acaba tendo sucesso em localizar a pessoa, pois pode não ter sido exatamente um meliante, e consegue negociar e recuperar o aparelho.

2o- Se o celular for um sansumg ou algo similar que tenha android 4.1

– Recomendo instalar Android Lost,SamsungDive : Com esses programas você pode fazer quase tudo com o celular, remotamente, acreito que: pelo google play, você consiga mandar a instalação desses programas,se isso acontecer, com a instalação do android lost, você acha pelo GPS até a localização do celular.
– SamsungDive, e bom ativar ele no celular e criar uma conta na Samsung é só logar no site e tentar rastrear.(http://www.samsungdive.com/)

Importante: se o cara que  roubou ainda não trocou o seu usuário do google do dono do celular, quando ele conectar a internet você consegue instalar o app via google play, recomendo fazer isso desde já, entra no google play e manda instalar o android lost (se o aparelho conectar na net com a sua conta google nele, já instala automático)
Com a configuração remotamente, existe uma lista de comandos que você pode enviar por sms, ou até mesmo pela web que faz ativar o GPS, 3G, Wireless,tira foto da camera da frente, da câmera de traz, grava por x segundos, grava som, da pra fazer tudo!

> Falando um pouco sobre esses aplicativos de rastreamento

Existem aplicativos que podem ajudar. Tratam-se dos apps de rastreamento, que localizam o seu gadget através de sinais GPS. Esses softwares possuem diversas funções que vão desde a simples localização e bloqueio do celular roubado até o envio de mensagens para os seus contatos,como mencionado um pouco acima.

Windows Phone

Se você tem um iPhone ou aparelho com Windows Phone, não precisa instalar nada para rastreá-los. Para procurar o smartphone da Apple, basta criar uma conta no iCloud, cadastrar o seu aparelho e acessar a função “Buscar meu iPhone”.

No caso de celulares com o sistema operacional da Microsoft, é necessário acessar o site do Windows Phone com a sua Microsoft ID e, em seguida, clicar na opção “Localizar Meu Telefone”.

Você deverá ver duas opções: a primeira, conectará o telefone com mais frequência ao serviço, mas gastará mais bateria por causa disso. A outra salva a localização do seu aparelho periodicamente, dando uma noção de onde ele passou. Marque a opção que mais agrade a você e pronto. O seu celular já está sendo rastreado. Após ter ativado o rastreamento do seu celular, chegou a hora de ver se ele está funcionando corretamente. Acesse o site WindowsPhone.com e logue com a sua conta da Windows Live. Feito isso, clique no ícone do seu aparelho e escolha a opção “Localizar meu telefone”.

Se tudo correu como o planejado, você deve ver a localização exata do seu Windows Phone apontada em um mapa. Quando fizemos os passos para o tutorial, o serviço localizou com uma precisão impressionante o local onde o celular se encontrava.Esse aplicativo bloqueie completamente o aparelho, apague todo o seu conteúdo ou, simplesmente, o faça tocar. Essa é uma boa pedida para quem perdeu o aparelho em casa e não faz ideia de onde ele esteja.Vale lembrar que é necessário entrar com um código, enviado pela Microsoft via SMS, para que essas funções possam ser utilizadas. Caso você não faça isso, poderá, no máximo, saber onde o seu celular está.

Android

Ao contrário dos rivais, o Android não tem um recurso nativo de rastreamento. Sendo assim, é preciso instalar aplicativos de terceiros para localizar o seu celular. Uma dica é utilizar a versão mobile de antivírus conhecidos, como o McAfeeAVG e avast!. Porém, há diversas alternativas pagas e gratuitas, como o Life360, disponíveis na Google Play.Alguns apps como o Lookout Security & Antivirus, para Android, e o Find My iPhone, para iPhone, são bastante úteis nestes casos – mas só funcionam se instalados no smartphone antes de que aconteça o imprevisto, isso é claro! Estes programas fazem cópias de segurança dos dados guardados no celular para você não ter o trabalho de inserir tudo à mão no seu novo smartphone.Tenha também o Prey no PC, além do Prey para Android. Também existem versões de Prey para Mac e Prey para iPhone.

 O Prey é um programa grátis com código aberto. Ele bloqueia seu dispositivo, envia relatórios com a posição do aparelho no mapa e tira uma foto do ladrão (para computadores com webcam),é possível fazer tocar um alarme e exibir uma mensagem na tela. Para funcionar corretamente, depois de instalar, você deve criar uma conta. Só assim é possível acioná-lo pela internet ou via mensagem SMS.

Se o antigo telefone tiver um plano de dados ativo, os aplicativos ainda apagam a distância todos os dados do celular e conseguem localizá-lo em um mapa, assim como disparar um alarme remotamente.

3o – Não deixe de configurar uma tela de bloqueio para seu celular,você ao menos ganha tempo até bloquear sua linha e apagar as informações do telefone a distância,mas esse bloqueio não garante muito pois com alguns aplicativos e celular conectado via usb no computador podemos quebra-la,um app com essa função, por exemplo, é o Go Locker, para Android, com o qual você configura uma senha por gestos.

4o – Ao compor sua agenda telefônica, evite escrever relações de parentesco como “pai”, “namorado” ou “filho”. Isso evita possíveis golpes dos possíveis ladrões.

5o – Se tiver algum contato dentro da operadora de celular do seu chip, é possível rastrear por triangulação assim achando o celular.

Algumas dessas dicas muitos usuários não sabem,mas isso, pode ser de grande importância galera,espero que tenha ajudado um pouco.

Algumas informações foram modificadas e tiradas do tecmundo,softonic,techtudo .