– root@injetionsec:~#

Montando seu próprio celular

28.11.2013 (4:22 pm) – Filed under: Telefonia Móvel ::

Co-criador do Arduino disponibiliza o projeto de um celular que você mesmo pode montar

Se você é um entusiasta do DIY, pode montar seu próprio celular com os documentos divulgados por David A. Mellis, um dos criadores do Arduino. E nem precisa ser um especialista em eletrônica para isso. O projeto faz parte do Media Lab do MIT e permite confeccionar um aparelho bem básico, mas que funciona.

O projeto é trabalhoso, mas não impossível. É preciso adquirir a placa Arduino GSM Shield e os outros componentes eletrônicos e fazer toda a soldagem – são cerca de 60 pontos e o processo todo pode demorar de uma a dez horas, dependendo da sua experiência. Depois, vem a parte de programar e fazer o debug, cujo tempo também depende da sua experiência na área. Por fim, vem o case, que é sugerido ser feito de madeira compensada (mas um dos criados foi impresso em 3D).

Há dois modelos disponíveis: um com tela de LCD em preto e branco, como naqueles telefones antigões da Nokia, e outro com LEDs avermelhados, como naqueles StarTAC antiquíssimos. O primeiro é um pouco mais frágil, então quebra com mais facilidade e precisa ser reposto antes

98ys

Não há um kit específico que é vendido para o celular DIY, mas há sugestões de sites onde as peças podem ser compradas e de outras ferramentas necessárias. Ele funciona com qualquer SIM na rede GSM. Todas as orientações estão no site do projeto.

O custo total do aparelho fica em cerca de 200 dólares – o que, para quem mora nos EUA, não é muita vantagem, já que esse é o preço de um smartphone no contrato nas operadoras de lá. Mas, para quem gosta de colocar a mão na massa e criar coisas novas, fica a dica.

Fonte: tecnoblog