– root@injetionsec:~#

Segurança da Informação: Ameaças explodem e faltam profissionais especializados

22.01.2014 (10:18 am) – Filed under: Noticias ::

Há uma carência mundial de aproximadamente um milhão de profissionais capacitados em segurança da Informação, diagnostica o Relatório Anual de Segurança 2014 da Cisco, divulgado nesta quinta-feira, 16/01. A pesquisa adverte que as vulnerabilidades e ameaças gerais chegaram ao nível mais alto desde que o rastreamento inicial começou, em maio de 2000. A partir de outubro de 2013, o total acumulado de alertas anuais aumentou 14% ano a ano desde 2012.

A carência de profissionais é uma questão para ser resolvida com urgência. O relatório indica uma carência global de mais de um milhão de profissionais de segurança em 2014. A sofisticação da tecnologia e as táticas usadas por criminosos online — e suas tentativas ininterruptas de infiltrar-se em redes e roubar dados — ultrapassaram a habilidade dos profissionais de TI e segurança para lidar com estas ameaças. A maioria das organizações não dispõe de pessoal ou de sistemas para monitorar continuamente redes estendidas e detectar infiltrações para então aplicar proteções de maneira oportuna e efetiva.

O levantamento destaca que 100% de uma amostra de 30 das maiores empresas multinacionais geraram um tráfego de visitantes a websites que hospedam malware. 96% das redes revisaram o tráfego comunicado a servidores invadidos. Do mesmo modo, 92% transmitiram tráfego para páginas web sem conteúdo, que costumam hospedar atividades maliciosas. Os ataques distribuídos  de negação de serviços (DdoS – Distributed denial of service), que interrompem o tráfego para e a partir de websites alvo e podem paralisar operadoras de serviços, aumentaram tanto em volume quanto em severidade. Alguns ataques de DDoS, advertem os especialistas, procuram disfarçar outras atividades nefastas, como fraudes eletrônicas antes, durante ou após uma campanha de DDoS ruidosa, para mais informações veja matéria completa

Fonte : convergenciadigital